Volkswagen Fusca – Volkswagen Carocha

Volkswagen Fusca - Volkswagen Carocha. Crédito: Hasse Aldhammer.Volkswagen Fusca (como é conhecido no Brasil) ou Volkswagen Carocha (como é conhecido em Portugal), foi um dos automóveis mais vendidos em toda a História. Foi o primeiro carro construído pela marca alemã Volkswagen.

O Volkswagen Fusca ou Carocha, foi produzido entre os anos de 1938 e 2003, tendo sido vendidos cerca de 21,5 milhões de automóveis deste modelo. Em 1972, o Fusca ultrapassou o record de vendas que pertencia à Ford Model T.

Inicialmente este modelo de carro alemão foi chamado de KdF Wagen, mas também ficou conhecido como Type 1. Porém, foram atribuídos diferentes nomes a este modelo, conforme o país. Por exemplo, na própria Alemanha foi atribuído o nome de “Käfer“, nos Estados Unidos da América ficou conhecido como “Beetle“, na Espanha foi dado o nome de “Escarabajo“. Todos estes nome traduzidos significam “escaravelho”. Na Itália ficou conhecido como “Maggiolino” (que significa besouro), em França ficou conhecido como “Coccinelle” (joaninha).

Este modelo foi concebido pelo engenheiro austríaco Ferdinand Porsche a pedido do chanceler e ditador alemão Adolf Hitler, que assim pretendia que fosse criado um “carro do povo”, acessível ao povo alemão.

Apesar deste modelo de carro ter surgido em 1938, a sua produção foi interrompida dado que entretanto começou a Segunda Guerra Mundial, e a fábrica onde era construído este automóvel passou a ser utilizada para produção de veículos de guerra. Só em 1948 é que realmente começou a produção industrial do Volkswagen Carocha.

Em 1945, depois da guerra, a fábrica de Wolfsburg tinha ficado destruída. Porém, sob domínio britânico, a produção deste modelo da Volkswagen acabou por ser retomada. Depois disso, o Volkswagen Carocha acabou por ser um grande sucesso nos Estados Unidos da América, sendo conhecido como Volkswagen Beetle.

O Volkswagen Carocha foi um verdadeiro sucesso, um carro que foi produzido durante décadas, com várias versões diferentes. Nos dias de hoje é sem dúvida um carro de coleção muito apreciado.

Volkswagen Fusca - Volkswagen Carocha. Crédito: Lothar Spurzem.

Volkswagen Fusca – Volkswagen Carocha.

Share Button
Volkswagen Fusca – Volkswagen Carocha 5.00/5 (100.00%) 1 vote
Bookmark the permalink.

Comments are closed.