Mini

MiniO Mini original foi um carro produzido entre os anos de 1959 e 2000. Este modelo foi concebido pelo construtor britânico BMC (British Motor Corporation) e vendido sobre várias marcas, tais como a Austin, Morris, MG Rover, Rover, Wolseley, Riley, Leyland e Innocenti.

O Mini foi um carro bastante económico, sendo também um sucesso de vendas a avaliar pelos mais de 5 milhões de exemplares fabricados, e pela sua longevidade. Um carro que de fato é uma referência na História do automóvel, tendo em 1999 sido considerado o segundo automóvel mais influente no séc. XX, logo atrás do famoso Ford Model T.

O Mini foi concebido pelo engenheiro britanico de origem grega, Sir Alec Issigonis. O objetivo era construir um automóvel que fosse pequeno, que transportasse confortavelmente 4 pessoas, para além de ser económico.

Em 1959 surgem então os primeiros automóveis Mini, com os seguintes nomes: Austin Seven e Morris Mini Mirror. Começava aqui a produção deste famoso automóvel, que continuou até 4 de Outubro de 2000.

As cilindradas das várias versões do Mini que surgiram ao longo dos anos, variavam entre os 848 cc e 1.275 cc.

Inicialmente, este carro era construído apenas na Inglaterra, mas ao longo do tempo passou também a ser fabricado em outros países, nomeadamente: Austrália, Espanha, Bélgica, Chile, Itália, Malta, Portugal, África do Sul, Uruguai, Venezuela e Jugoslávia.

Em 2001, a produção do Mini foi retomada pela BMW, com um novo modelo do Mini Cooper. Para marcar a diferença em relação ao modelo antigo, a BMW decidiu passar a escrever MINI com todas as letras maiúsculas.

Morris Mini Minor. Crédito: DeFacto.

Morris Mini Minor.

Share Button
Mini 5.00/5 (100.00%) 1 vote
Bookmark the permalink.

Comments are closed.