Ford Model T

Ford Model TO automóvel Ford Model T (também chamado de Ford T), foi um veículo que começou a ser produzido em 1908 e sua produção estendeu-se até ao ano de 1927. Este automóvel veio a revolucionar a indústria automobilística, pois este foi o primeiro automóvel na História a ser construído em massa através de linha de montagem.

Em 1 de Outubro de 1908 foi lançado a Ford Model T, um automóvel produzido pela Ford Motor Company do industrial Henry Ford. O primeiro Model T possuía  uma potência de 20 cavalos, o motor era de 4 cilindros, e podia atingir uma velocidade máxima de 70 km/h.

Naquela época os automóveis eram construídos de forma artesanal. Na altura do seu lançamento, o próprio Model T era construído dessa forma. Porém, alguns anos depois a Ford Model T passou a ser fabricado em massa utilizando linhas de montagens, aumentando e muito a sua produção. Esta nova forma de produção ficou conhecida como fordismo, dado ter sido criado por Henry Ford.

No primeiro mês de produção desde veículo, foram fabricados apenas 11 automóveis Ford T. Já em 1914, a cada 93 minutos, era fabricado um automóvel deste modelo.

Inicialmente este carro custava 850 dólares, com o passar dos anos o preço foi baixando significativamente atingindo até 260 dólares. A criação deste modelo tinha como objetivo tornar acessível a um maior número de pessoas.

Em 1917 surge o camião, denominado de Model TT.

Em 26 de Maio de 1927 foi realizada uma cerimónia que marcou o fim da produção da Ford Model T. Durante os cerca de 19 anos de produção, foram vendidos mais de 15 milhões de automóveis deste modelo, um feito verdadeiramente notável para a época, um verdadeiro recorde de vendas que apenas seria ultrapassado muito mais tarde com o Volkswagen Carocha (conhecido como Volkswagen Fusca no Brasil).

Segundo uma sondagem internacional, a Ford Model T foi considerada como o automóvel mais influente do século XX.

Ford Model T - 1910

Ford Model T, fotografado em 1910 em Salt Lake City, EUA.

Share Button
Ford Model T 5.00/5 (100.00%) 1 vote
Bookmark the permalink.

Comments are closed.