Chevrolet Opala

Chevrolet OpalaO Chevrolet Opala foi um automóvel que marcou uma época no Brasil. Foi o primeiro carro para passeio fabricado pela empresa General Motors no país. Este veículo era o sonho de consumo de muitas pessoas da época.

A produção do Chevrolet Opala iniciou-se em 1968 e terminou em 1992. O projeto inicial de lançamento teve uma demora de aproximadamente dois anos, porém, foi apresentado no dia 23 de Novembro de 1968, na abertura do VI Salão do Automóvel de São Paulo. A sua comercialização começou no ano seguinte. Ao longo desses quase vinte e quatro anos de vida, o Opala acabou passando por inúmeras mudanças e inovações tanto na parte de design quanto na parte mecânica.

Ao longo de sua história, o Opala tinha duas formas de motores, onde um era o de quatro cilindros e outro era de seis cilindros, isso em suas várias versões, nomeadamente na categoria básica, luxuosa ou ainda desportiva.

São várias as características do Opala que chamavam a atenção. Dentre elas estavam:

1-    Freios estáveis
2-    Suspensão e direção totalmente equilibradas
3-    Alta potência
4-    Muito torque
5-    Grande arranque com velocidade
6-    Intensa capacidade de força em caso de subidas
7-    Estável para dirigir em estradas
8-    Fácil dirigibilidade apesar do tamanho

Em 1972 a revista brasileira Autoesporte elegeu o Opala como o Carro do Ano.

Uma das várias versões do Chevrolet Opala surgiu em 1971, um carro desportivo chamado de Opala SS. Em 1975 foi a vez de surgir no mercado a versão Caravan. O ano de 1980 trouxe o Opala Diplomata.

Ao nível de competições desportivas, este carro também foi bem sucedido, tendo ganho vários títulos.

Em 16 de Abril de 1992, depois de terem sido produzidas 1 milhão de unidades da Chevrolet Opala, foi encerrada a produção deste automóvel. Uma série limitada especial de encerramento da produção do Chevrolet Opala foi chamada de Diplomata Collectors. O encerramento da produção deste veículo provocou protestos na cidade de São Caetano, Brasil, local onde o veículo era fabricado.

Por ser um carro com certo luxo e também um indiscutível desempenho, o Opala, extremamente cobiçado, foi um carro que entrou em filmes, além de ser citado em diversas músicas, revistas e também em livros.

Há carros antigos que marcaram uma época, o Chevrolet Opala sem dúvida é um deles.

Opala. Crédito: Simenon

Chevrolet Opala

Share Button
Chevrolet Opala 5.00/5 (100.00%) 2 votes
Bookmark the permalink.

Comments are closed.